Bem vindo! Você está online em "ECOLOGIA NA WEB". Aqui encontrará uma variedade de informações sobre a natureza e o meio ambiente. Algumas mensagens estão ocultas e para poder lê-las, dê uma olhada na barra lateral (esquerda), também temos a versão "Kids" do blog. Você também poderá (e deverá) comentar sobre os posts, dando sugestões e perguntando a respeito... Afinal, isso só vai melhorar a qualidade do site. Boa leitura e não se esqueça de preservar a natureza!

11 de mai. de 2011

Plante uma árvore!

Cada árvore faz uma boa diferença na nossa vida. Além de dar um belo toque na paisagem, consome gazes produzido por muitos automóveis que circulam por aí. Libera oxigênio-O²- (ar puro), que é necessário em nossa respiração. Uma árvore pode alimentar a fauna nativa (entre  beija-flores, joões-de-barro, sabiás, borboletas e até peixes). São várias as vantagens de se plantar uma árvore, mas dê preferência as espécies nativas, que nascem facilmente, os frutos ou sementes são alimentos de qualidade para animais e dificilmente são atacadas por pragas da região.
Hoje em dia, muitas espécies de plantas e árvores estão sendo exterminadas por nós para construir prédios, casas, ruas, pontes, usinas. Isso é ruim, mas há um sistema que funciona muito bem:
Ao destruir uma área de mata nativa, de acordo com esse sistema, temos que reflorestar, ou seja, plantar novamente em outro local as espécies desmatadas. Normalmente, quem desmata, replanta em locais mais afastados e isso é ruim, pois a cada dia respiramos mais ar "ruim". O correto é plantar muitas árvores nas ruas e avenidas, pois elas filtram o ar.
Falando nisso, você sabia que as algas microscópicas são as principais responsáveis por emissão de gás oxigênio?? No mar, elas emitem até 54,7 % do oxigênio em relação a outros locais como campos, cerrados, etc..
A seguir, uma lista de árvores nativas do BRASIL que devem ser plantadas:


-Guapuruvu;

-Monjoleiro;

-Cerejeira-rajada;

-Cajueiro;

-Anjico-branco;

-Azeitona-do-mato;

-Ipê-una;

-Ipê-preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário